logo-super-ssv-2020-intro.png

FORMULA DE COMPETIÇÃO

COMO SE REALIZAM AS PROVAS DO TROFÉU SUPER SSV
Super SSV INFORMAÇÃO GERAL Published On: 27 Dec, 2020
RACE! REST! REPEAT!

Até ao final da época de 2019 foi utilizado um sistema de "Corrida de resistência" em pista de todo o terreno, em que era dada a partida com todos os concorrentes alinhados numa grelha de partida, sendo declarado vencedor o concorrente que dentro do tempo estabelecido conseguisse dar o maior número de voltas.   Este sistema foi abandonado, estreando-se em 2020 um novo formato, mais do agrado dos concorrentes e que trouxe um significativo aumento de segurança e competitividade.

As corridas do Troféu Super SSV disputam-se num sistema semelhante ao utilizado nos ralis em que os concorrentes percorrem um a um vários troços, denominados PEC - Prova Especial de Classificação, sendo que no caso do Troféu Super SSV o troço deverá ser é sempre, repetido em cada uma das PEC, não invalidando que possam existir corridas em que possam existir duas ou mais PEC diferentes.  Antes das corridas poderá realizar-se uma sessão de treinos cronometrados para alinhar os concorrentes para o primeiro troço (ou poderão ser alinhados pelos números de dorsal), e depois um a um percorrerão cada um dos troços que compõe cada um dos setores.

As PEC terão regra geral entre 7 a 15 quilómetros de extensão, no entanto em condições especiais poderão ser mais curtas ou mais longas.  

A prova inicia-se com o concorrente mais rápido ou de dorsal mais baixo, conforme definido no REP - Regulamento Especifico da Prova  alinhado em primeiro lugar a percorrer a PEC 1, sendo que após terminar a PEC 1 regressa ao alinhamento de partida para realizar de seguida a PEC 2 e assim sucessivamente até realizar todas as PEC desse setor  que poderá ser  até um total de cinco por cada setor, dando-se por concluído o setor quando o ultimo concorrente concluir a ultima PEC.  

Os concorrentes percorrerão as PEC um a um, tendo que realizar um numero mínimo de PEC definido no REP - Regulamento Especifico da Prova para poderem obter classificação em cada um dos setores e também classificação geral.

Poderá haver lugar a abastecimentos após cada uma das PEC, sobretudo para as classes Super Buggy.   Após cada um dos setores haverá um período de assistência.

Os tempos dos concorrentes serão registados através de um dispositivo electrónico e automático, regra geral recorrendo a um sistema de transponders.

 

ABREVIATURAS
PEC - Prova Especial de Classificação
SETOR - Conjunto de PEC, que poderá ter um máximo de 5
REP - Regulamento Especifico da Prova

 

INFORMAÇÃO ADICONAL SOBRE AS FORMULAS DESPORTIVAS 

Apesar do formato de corrida preferencial e aquele que o promotor pretende usar daqui em diante ser o  formato "RALLY" tal como está descrito no Regulamento,  por enquanto e uma vez que ainda estamos numa fase de transição pois só se disputou uma prova neste novo formato e é necessário que se realizem mais alguns eventos para validação desta nova solução, o regulamento ainda contempla a modalidade de "RESISTÊNCIA" sendo que a mesma ainda poderá vir a ser utilizada em casos particularmente excepcionais.

PROMOTOR

PARCEIROS DO TROFEU SUPER SSV

As entidades que ajudam o troféu a ser uma realidade