Perto de duas dezenas de participantes preparados para o inicio da competição
É já no próximo sábado que o recinto do MX Caramelos irá acolher a primeira jornada do ano do Troféu Super SSV, que regressa assim a uma das pistas que mais espetáculo e diversão proporcionou na época transata. Em 2022 esta prova tinha sido uma das ultimas do ano, porém para a época que agora se inicia a X-Adventure, o MX Caramelos e a FMP - Federação de Motociclismo de Portugal decidiram agendar esta prova como a primeira do ano assumindo uma posição de destaque dentro do próprio Troféu.
A edição de 2023 do Super SSV irá ficar marcada por uma evolução para o próprio troféu, uma vez que fruto da colaboração entre a X-Adventure e a FMP, o troféu irá passar a ter o estatuto de Troféu Nacional, a par com várias outras competições promovidas pelo órgão máximo destas modalidades em Portugal. Para além disso, pelo menos um dos eventos do Troféu Super SSV irá ser válido para o novo Challenge TT, uma nova competição promovida pela Federação, que apresenta um formato inovador onde se incluem eventos com diversas configurações diferentes.
Notada será a ausência dos Mini-Buggies, que não regressarão ao Pinhal Novo em 2023. Apesar dos esforços de organizadores, de alguns pilotos e do promotor do Troféu os números de participantes foram sempre muito baixos tendo em conta a quantidade e qualidade de viaturas existentes, pelo que a decisão pelo menos para já passou pela suspensão da participação desta categoria.
Por outro lado, os SSV vão crescendo gradualmente, estando perto de duas dezenas de pilotos inscritos para este arranque de temporada e preparados para no próximo sábado realizarem 20 passagens cada um pelo troço da pista de Lagoa da Palha. Na lista figuram muitos nomes bastante conhecidos deste troféu e de outras competições, na esmagadora maioria tudo pilotos muito experientes e rápidos, estando assim garantida muita competição em pista e um excelente espetáculo para o público que se desloque para assistir á prova.
Como já foi referido, a prova disputa-se no sábado dia 11 de Fevereiro. A abertura do secretariado terá lugar pelas 7 da manhã, seguindo-se as verificações técnicas e administrativas nos momentos seguintes. A partir das 9 da manhã será dada a volta de reconhecimento a percurso, para que a partir das 10 da horas se possam disputar a prova. A componente de competição da evento será composta por dois sectores, sendo cada um dos sectores composto por 10 PEC - Provas Especiais de Classificação, que na verdade são as 10 passagens cronometradas pelo troço que cada piloto terá que fazer á vez, dado o sistema adotado para esta edição do Troféu Super SSV ser muito semelhante ao dos ralis tradicionais.
Luis Pirralho, Director da X-Adventure, promotor do Troféu disse-nos que: "Estou muito confiante que vamos ter um ano muito interessante. São vários os fatores que contribuem para este otimismo, incluindo a progressão no estatuto da nossa competição e a inclusão no novo Challenge TT promovido pela FMP. Por outro lado, e falando da prova de abertura, temos tudo pronto para uma grande corrida. A organização empenhou-se fez algumas melhorias no recinto e também na sua organização para poder acolher ainda melhor os participantes, o publico e também os parceiros do evento e do Troféu."
O Super SSV Pinhal Novo é organizado pelo MX Caramelos, contando com o apoio do Município de Palmela, da Freguesia de Pinhal Novo, dos Bombeiros do Pinhal Novo, e de um vasto grupo de parceiros que contribuíram para a realização do evento.
O Troféu Super SSV é promovido pela X-Adventure, sob a égide da FMP - Federação de Motociclismo de Portugal, e como apoio da Loncin, da Mundimat, da Mundilimpa, da Tanqueluz e da Tractomoz, e ainda do Guia Rural e do Imagensdesportivas.com
O programa previsto para o próximo sábado dia 11 é o seguinte:
Programa:
- 07:00 - Abertura de Secretariado
- 09:10 – Volta de reconhecimento em grupo
- 10:00 – Inicio do 1º Setor (PEC 1)
- 12:30 - Inicio do 2º Setor (PEC 10)
- 17:00 – Entrega de troféus do SUPER SSV PINHAL NOVO 2023